sábado, 29 de janeiro de 2011

REGIÃO AGRESTE EM ALERTA


Vazamento do açude Guarita em Tangará aumenta e equipe da Defesa Civil vai ao local

O risco de rompimento do açude Guarita, em Tangará, continua alto. De acordo com informações do prefeito do município, Jorge Eduardo Bezerra, o vazamento causado pelas chuvas dos últimos dias aumentou, colocando em risco a população  dos municípios de Boa Saúde, Lagoa Salgada, Monte Alegre, São José de Mipibu e Nísia Floresta. Desde o início da manhã deste sábado, funcionários da prefeitura tentam conter a força das águas com ajuda de sacos de areia.

júnior santos Açude Guarita, em Tangará Açude Guarita, em Tangará
Diante da situação, equipes do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Defesa Civil estadual e Corpo de Bombeiros estão se dirigindo ao local para examinar a questão. Com capacidade para aproximadamente 5 milhões de metros cúbicos de água, o açude Guarita está com parte da parede rachada.

Construído em 1948, o açude recebeu, na última segunda-feira, água de dois açudes menores que arrebentaram. Com o acúmulo da água, o  Guarita sangrou. A lâmina d’água atingiu os trinta centímetros.

A erosão foi muito forte e a pressão no açude é grande. O resultado são rachaduras na base de seu muro, o que os técnicos chamam de revensa.