sábado, 19 de março de 2011

O DIA DE OBAMA NO BRASIL

Obama deve dizer que tem ‘apreço’ à presença do Brasil no Conselho de Segurança da ONU



Na declaração que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará após reunião com a presidente Dilma Rousseff, ele deverá dizer que tem “apreço” pelo pleito do Brasil de ocupar um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Segundo informações do Planalto, o comunicado não será uma manifestação explícita de apoio ao pleito brasileiro, mas sim uma demonstração de “simpatia”. O “apreço” de Obama deverá ser oficializado no comunicado conjunto a ser assinado por ele e por Dilma Rousseff. O documento será divulgado no Palácio do Itamaraty.
Em novembro do ano passado, o presidente norte-americano demonstrou apoio à Índia, que também reivindica um assento permanente no Conselho de Segurança.
“Nos anos seguintes, eu espero ansiosamente por um Conselho de Segurança das Nações Unidas reformado que inclua a Índia como membro permanente”, disse Obama na ocasião, em discurso ao Parlamento indiano, em sua primeira visita oficial ao país.

Jornalistas de todo o mundo aguardam declaração de Obama e Dilma



Enquanto a presidente Dilma Rousseff e o presidente dos EUA, Barack Obama, realizam um encontro privado na parte superior do Palácio do Planalto, em outro ambiente, dezenas de jornalistas de diferentes regiões do mundo aguardam o fim da conversa e o começo da declaração conjunta de Obama e Dilma.
Embora o cerimonial não tenha previsto perguntas, há expectativa quanto ao discurso de Obama, que poderá tratar do pleito brasileiro em conseguir um assento no Conselho de Segurança da ONU.

Primeira-dama dos EUA encontra estudantes e músicos em Brasília




A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, chegou às 11h35 deste sábado (19) no restaurante Oca da Tribo, em Brasília, junto com as filhas Sasha e Malia, para assistir às apresentações do grupo de capoeira Raízes do Brasil e do grupo de percussão Batalá, formado somente por mulheres.

As apresentações fazem parte da agenda cultural organizada pela Embaixada dos Estados Unidos para a visita da primeira-dama ao Brasil. Segundo a assessoria da Embaixada dos Estados Unidos, o objetivo da atividade é mostrar a Michelle Obama um pouco da cultura brasileira, por meio da dança e da música.

Estudante de 10 anos se emociona ao abraçar Obama



Foto: Nathalia Passarinho / G1
Com lágrimas nos olhos, a menina Maria Helena Silva, de 10 anos, definiu como “emocionante” o abraço que recebeu do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no Palácio do Planalto.
Aos prantos, ela conseguiu chamar a atenção de Obama quando ele subia em direção à sala onde se reuniria com a presidente Dilma Rousseff.
Maria Helena faz parte de um grupo de alunos de uma escola pública de Ceilândia, cidade do entorno de Brasília, selecionado para participar da recepção ao presidente norte-americano no Palácio do Planalto.
“Foi emocionante. Meu maior presente”, afirmou timidamente a menina. Ela contou que sempre quis conhecer Obama. “Era um sonho ver [Obama] de perto”, afirmou.

Esplanada recebe ‘Obama de Minas’



A chegada de Barack Obama ao Palácio do Planalto foi acompanhada por um sósia do presidente dos Estados Unidos. Vindo de Unaí, em Minas Gerais, e usando terno, gravata e uma faixa com a bandeira dos Estados Unidos, o homem disse se chamar José Maria Obama. Após Obama, o verdadeiro, passar em revista as tropas e ser recebido pela presidente Dilma Rousseff na rampa do Palácio do Planalto, o Obama de Minas desfilou pela Esplanada dos Ministérios cumprimentando o público que compareceu para acompanhar de perto a primeira visita do presidente dos Estados Unidos ao Brasil. Obama, o sósia, não informou sua agenda para quando deixasse a Esplanada.

Itamaraty divulga atos que serão assinados por Obama e Dilma



O Ministério de Relações Exteriores divulgou em sua página na internet os atos de acordos entre Brasil e Estados Unidos sobre questões como biocombustíveis e educação. O ministro das Relações Exteriores ainda endereça uma carta ao embaixador norte-americano, Thomas Shannon, propondo mudança em um artigo no acordo sobre remuneração do pessoal do corpo diplomático dos dois países. Veja a íntegra dos documentos (clique nos links para ver o texto completo de cada ato):
nº 118 – 19/03/2011
Carta do Ministro Antonio de Aguiar Patriota ao Embaixador dos Estados Unidos da América no Brasil, Thomas Shannon

nº 117 – 19/03/2011
Protocolo de Intenções sobre a ampliação de atividades de Cooperação Técnica em Terceiros Países assinado entre o Governo da…

nº 116 – 19/03/2011
Parceria para o Desenvolvimento de Biocombustíveis de Aviação assinado entre o Governo da República Federativa do Brasil e do…

nº 115 – 19/03/2011
Memorando de Entendimento assinado entre a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior da República…

nº 114 – 19/03/2011
Memorando de Entendimento para o estabelecimento do Programa Diálogos Estratégicos Brasil-EUA assinado entre a Capes e a Comissão…

nº 113 – 19/03/2011
Memorando de Entendimento para a Implementação de Atividades de Cooperação Técnica em Terceiros Países no Âmbito do Trabalho…

nº 112 – 19/03/2011
Memorando de Entendimento sobre Cooperação para Apoiar a Organização de Grandes Eventos Esportivos Mundiais assinado entre o…

nº 111 – 19/03/2011
Acordo-Quadro sobre Cooperação nos Usos Pacíficos do Espaço Exterior assinado entre o Governo da República Federativa do Brasil e…

nº 110 – 19/03/2011
Acordo sobre Transportes Aéreos assinado entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo dos Estados Unidos da…

nº 109 – 19/03/2011
Acordo de Comércio e Cooperação Econômica assinado entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo dos Estados…

Universitária de Belo Horizonte vai discursar para a primeira-dama




A estudante de Relações Internacionais Raquel Helen Santos, 20, moradora de Belo Horizonte, foi escolhida pela Embaixada dos Estados Unidos para discursar antes da primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama.

Raquel participou do programa Jovens Embaixadores em 2008. “Vou falar da minha experiência no programa Jovens Embaixadores e em seguida vou chamar a primeira-dama, Michelle Obama, para discursar”, disse Helen Santos.
Estudante brasileiro vai se reencontrar com primeira-dama dos EUA

Obama é apresentado a ministros e autoridades no Planalto



Enquanto o presidente Barack Obama é apresentado a autoridades brasileiras e a ministros no Palácio do Planalto, crianças agitam bandeiras dos Estados Unidos e do Brasil nas galerias da sede do governo do Brasil.

Obama sobe a rampa e é recebido por Dilma



Após passar em revista as tropas, Barack Obama subiu a rampa do Palácio do Planalto e foi recebido por Dilma Rousseff e pelo ministro de relações Exteriores, Antonio Patriota. A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, já aguardava o presidente norte-americano ao lado de Dilma. O casal será levado pela presidente para visitar a exposição “Mulheres artistas e brasileiras”, com 80 obras do século 20 de 49 artistas mulheres do Brasil. Depois, Dilma apresenta Obama à delegação de ministros e autoridades brasileiras. Em seguida, os dois presidentes têm uma reunião privada e outra ampliada. O encontro no Planalto termina com uma declaração conjunta à imprensa, no salão Leste do palácio.

Estudante brasileiro vai reencontrar primeira-dama dos EUA




O estudante de jornalismo, Ícaro Nepomuceno, 19, está no restaurante Oca da Tribo para rever a primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, que vai participar de um evento no local.

Em janeiro de 2010, ele esteve em Washington, juntamente com um grupo de estudantes que fazia parte do programa Jovens Embaixadores. No encontro com a primeira-dama, ela disse a Ícaro que gostaria de revê-lo quando viesse ao Brasil.
“Ela é uma pessoa simples e gentil. Estou muito empolgado com a possibilidade de voltar a encontrá-la”, disse o estudante.

Comitiva de Obama chega ao Palácio do Planalto



O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou às 10h27 ao Palácio do Planalto, onde passa em revista as tropas e sobe a rampa para ser recebido pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota.  Obama visitará exposição de artistas brasileiras do século 20 e será apresentado a autoridades brasileiras.

Comitiva de Obama deixa hotel em direção ao Planalto



Com atraso em relação à programação oficial, a comitiva do presidente Barack Obama deixou o hotel Royal Tulip, em Brasília, às 10h20, em direção ao Palácio do Planalto. Ele é acompanhado por batedores em motocicletas, carros do serviço secreto norte-americano e escolta da Polícia Federal do Brasil. De dentro do carro, Obama acenou para o público.

Dragão da Independência passa mal e é substituído



Foto: Nathalia Passarinho / G1
Um soldado da guarda presidencial, dos chamados dragões da Independência, passou mal e teve de ser amparado por um militar na rampa do Palácio do Planalto. Ele foi retirado do local para assistência médica e substituído por outro dragão. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, será recebido pela presidente Dilma Rousseff no Planalto nesta manhã. Ministros do governo brasileiro já estão posicionados para recepcionar a comitiva norte-americana.

Protesto contra a presença de Obama no Brasil



Um pequeno grupo de manifestantes do PSTU e PSOL fazem manifestação contra a visita de Barack Obama ao Brasil. Segundo o presidente do PSTU do Distrito Federal, Ricardo Guillem, os partidos protestam contra o “imperialismo americano”. “Apesar de o presidente ser negro, a casa ainda é branca”, disse.
(Foto: G1)

Diária de suíte presidencial de Obama custa R$ 20 mil



O presidente Barack Obama e a mulher, a primeira-dama Michelle Obama, ocupam uma das duas suítes presidenciais do Royal Tulip, o hotel mais luxuoso de Brasília. A suíte tem vista para o Lago Paranoá. A diária custa R$ 20 mil. As filhas do casal ficarão no hotel, junto com a avó, quando Obama e a mulher deixarem o local para ir ao encontro da presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto.

Ministros brasileiros fazem fila para recepcionar Obama



Foto: Nathalia Passarinho / G1
Uma fila de ministros brasileiros foi organizada no Palácio do Planalto para aguardar a chegada de Obama. Depois de posar para fotos com a presidente Dilma, o presidente dos EUA vai cumprimentar cada um dos ministros brasileiros e, em seguida, Obama irá para o terceiro andar do palácio, onde se reunirá com Dilma. Um grupo com cerca de 90 crianças também aguarda para recepcionar o presidente dos EUA.

Guarda presidencial sobe a rampa antes de Obama



Soldados da guarda presidencial subiram a rampa do Planalto às 9h50 na preparação para recepcionar o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. A presidente Dilma Rousseff já está no Planalto à espera do norte-americano, que deve chegar por volta de 10h.

Família aguarda chegada de Obama ao Palácio do Planalto



A família Maia decidiu acompanhar de perto a visita de Obama ao Brasil. Desde cedo, eles aguardam a chegada do presidente dos Estados Unidos próximos ao Palácio do Planalto. A maior interessada foi Bárbara (14). “Queria ver de perto como funcionaria o forte esquema de segurança”, disse. Para o pai, Manoel, trazer os meninos Eduardo, de 18 anos, e Bernardo, de 8, é uma maneira de incentivar o interesse dos filhos pela política internacional. “Sem contar que trata-se do primeiro presidente negro americano visitando a primeira presidente mulher brasileira’, disse.

Dilma aguarda Obama no Planalto




A presidente Dilma Rousseff chegou por volta de 9h20 ao Palácio do Planalto para recepcionar o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. A previsão é de que o norte-americano suba a rampa do Palácio às 10h. Soldados da guarda presidencial marcham neste momento em frente ao Planalto.


Tapete desfiado na recepção a Obama


No lugar do tradicional tapete vermelho usado em recepções no Palácio do Planalto, o cerimonial da Presidência posicionou um tapete antigo e um pouco desfiado na entrada do prédio para a recepção ao presidente dos Estados Unidos, Barck Obama. É sobre ele que o presidente dos EUA fará o cumprimento oficial à presidente Dilma.
Fonte e fotds: G1